Tratamento de Efluentes
Aqui mostramos um resumo do cuidado que temos com os dejetos gerados na produção de nossos produtos.
Também nos preocupamos com as questões ambientais.
E essa preocupação é constante, podemos ver no vídeo a forma que os dejetos oriundos dos processos de produção são tratados.
Inicialmente todos os dejetos são despejados em um tanque primário, onde são peneirados para a retirada de partes maiores e sólidas.
Após esse primeiro processo os dejetos seguem para um segundo tanque, onde são adicionados cal, polímeros e removedores de cores e alumínio líquido. Esses produtos são misturados no reservatório e fazem com que os produtos usados nos processos de produção decantem, separando os dejetos mais pesados da água.
Após esse processo a água é despejada para outro tanque, chamado de pulmão e o lodo é retirado desse reservatório e prensado, para ser destinado para empresas que fazem o tratamento e descarte desse logo de maneira adequada.
Mas a água ainda não tratada o suficiente para ser devolvida a natureza e precisa passar por mais um processo em que é tratada com lodo biológico, num tanque que chamamos de lagoa.
Nesse tanque a água fica fazendo um ciclo onde sempre está em movimento para recuperar a oxigenação.
E para finalizar o processo de purificação a água segue para um último tanque, onde a água ja está devidamente oxigenada e todo o lodo biológico e impurezas já não se encontram mais misturadas a água e a mesma está devidamente tratada e pronta para ser devolvida a natureza.
Portanto os dejetos gerados passam por três tipos de tratamento:
- Primário, onde são retirados os efluentes brutos.
- Secundário, onde é tratado os efluentes biológicos.
- Terciário, é o tratamento final da água, para deixá-la mais cristalina possível, nesse processo sedimenta o restante dos sedimentos dos dejetos biológicos.